A Prefeitura de Vinhedo, como de costume, autorizou novo aumento do transporte coletivo na cidade. Os ônibus, em Vinhedo, circulou trechos curtos, em geral de até 4 km. A eficiência para aumentar não se aplica nas exigências de qualidade, cumprimento das cláusulas do contrato de concessão e da legislação em vigor.
Entre os exemplos de descumprimento é possível destacar o que não foi feito: implantação de micro terminais de passageiro na região dos Sete Bairros e no Centro; Construção de uma garagem; instalação e/ou substituição de 15 abrigos especiais; instalação de escritório local; colocação de quadro de horários e itinerários nos pontos e terminais; 50% da frota com o IPVA pago na cidade; ouvidoria própria; criação de mais linhas e horários; modicidade nas tarifas; adequação do Terminal da Capela; totalidade da frota adaptada para deficientes
Não se tem um controle rigoroso sobre a concessão. O sistema municipal de transportes ainda está no século passado e não contamos com a bilhetagem eletrônica (para saber quantas pessoas usaram) e GPS nos veículos (para controlar cumprimento de horários e itinerários). É claro que isso é uma clara opção do governo pois, paralelamente, descumprem a lei orgânica, não tendo um Conselho Municipal de Transportes e nem a publicação rotineira dos dados do setor.
Isso já foi denunciado ao Ministério Público:
https://rodrigopaixao.com.br/2016/01/31/rodrigo-paixao-transporte-coletivo-vinhedo-2/
O grupo político que está há 18 (dezoito) no poder prometeu, em diversas ocasiões, a integração, bilhete único, mais linhas, internet, cumprimento de horários, conforto e ar condicionado nos ônibus da cidade.
Mas os aumentos não pararam. De 2009 até agora as tarifas somadas subiram 65,12% (com a soma de cada ano, sem o produto composto dos aumentos sucessivos), saindo de R$ 2,50 para R$ 4,30 (cerca de 12% acima da média inflacionária). Importante registar que não houve aumento em 2013, devido às mobilizações ocorridas em todo o Brasil. No entanto, houve a ampliação de incentivos fiscais.
Data | Valor | % + | INPC | Diferença | IPCA | Diferença |
27/01/2009 | R$ 2,50 | 8,70 | 6,48 | 2,22 | 5,90 | 2,80 |
25/02/2010 | R$ 2,60 | 4,00 | 5,03 | -1,03 | 5,09 | -1,09 |
03/03/2011 | R$ 2,85 | 9,62 | 7,10 | 2,52 | 6,84 | 2,78 |
21/03/2012 | R$ 3,00 | 5,26 | 5,47 | -0,21 | 5,85 | -0,59 |
30/07/2014 | R$ 3,30 | 10,00 | 6,35 | 3,65 | 6,80 | 3,20 |
23/01/2015 | R$ 3,50 | 6,06 | 2,35 | 3,71 | 2,57 | 3,49 |
07/01/2016 | R$ 3,80 | 8,57 | 11,27 | -2,70 | 10,67 | -2,10 |
12/02/2017 | R$ 4,20 | 10,53 | 7,03 | 3,50 | 6,69 | 3,84 |
24/03/2018 | R$ 4,30 | 2,38 | 2,06 | 0,32 | 3,18 | -0,80 |
Totais | 65,12 | 53,14 | 11,98 | 53,59 | 11,53 |
Desde 2013 participo de iniciativas que organizaram propostas para o setor:
https://rodrigopaixao.com.br/2013/05/06/transporte-coletivo-audiencia-publica-de-02052013-propostas/
Em 2016 fui Relator e Valdir Barreto Presidente de uma Comissão que sistematizou mais propostas e fez um diagnóstico do sistema
Para ler o Relatório da Comissão de Transportes clique aqui
O que falta na verdade é independência e vontade política para resolver o problema. Cidades muito mais pobres do que Vinhedo organizaram sistemas mais rápidos, seguros e eficientes. Vinhedo pode muito mais!