Porque está faltando água em algumas partes de Vinhedo!

Não tem água para todos neste momento e a SANEBAVI faz rodízios. Existe também um problema de pressão e necessidade de manutenção em alguns pontos. A cidade cresceu sem planejamento. Os últimos governos não aumentaram nossas fontes de captação de água e os mecanismos de reserva mais potentes pararam nos anos 80 (represas).
Os reservatórios em alguns bairros são paliativos e a ETA 3 é uma fraude, pois gastou 15 milhões em recursos públicos para disputar a mesma água com a ETA 1 (o Capivari). Os poços artesianos foram uma ilusão vendida pelo atual governo: o DAEE e a Unicamp já alertaram que Vinhedo não tem como investir nesta alternativa.
Desperdiça-se 35% da água tratada e a produção de água natural (vinda dos mananciais) diminuiu, pois, nascentes foram soterradas e o solo foi impermeabilizado em diversos pontos. O cálculo de pessoas sérias que consultei nos últimos anos, indicam que temos água para 80.000 pessoas se melhorarmos os problemas atuais.
Já estamos vivendo o que a ONU chama de “stress hídrico” e falta água em Vinhedo! Para agravar o cenário 8.659 lotes estão vazios, esperando construções que facilmente elevarão a população para 100.000 habitantes. Nos bastidores, planejam mudar o Plano Diretor para aumentar loteamentos, inclusive em áreas de reserva ambiental e produtoras de água para as futuras gerações.
Esse conjunto de variáveis é bastante grave e pode nos conduzir ao abismo, do ponto de vista urbanístico. A irresponsabilidade de alguns agentes públicos e privados, conduzidos pela sanha de ganhar dinheiro a todo custo, pode nos levar à bancarrota.
Vinhedo precisa ampliar sua capacidade de produzir água, diminuir os desperdícios, ampliar as reservas estratégicas, cuidar dos mananciais, melhorar a mobilidade urbana e os serviços públicos de uma forma geral. Isso para ter qualidade de vida para os que vivem aqui neste momento.
Não sou contra o desenvolvimento. Mas existem alternativas para que se cresça de forma sustentável. No entanto, o primeiro passo é planejar o futuro e barrar mais retrocessos.

Anúncios

Muito obrigado por sua contribuição.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s