Escolas de Vinhedo terão direções eleitas por voto da comunidade

A Conferência Municipal de Educação de Vinhedo realizada no último sábado, 26 de agosto, teve como principal decisão a escolha das equipes gestoras (Direção, Vice-Direção, Coordenação Pedagógica e Gestão de Creches) que agora será feita de forma direta, pela comunidade escolar.

Nas fases anteriores, de pré-conferências e debates internos nas escolas municipais, os servidores públicos, professores, pais, mães e responsáveis elegeram delegados e delegadas que tinham a atribuição de encaminhar os resultados da consulta pública, que teve participação expressiva de 11.747 membros da comunidade escolar.

Resultado da Conferência Municipal sobre Gestão Democrática
Livre indicação Eleição direta Plano de Carreira Concurso Lista Tríplice Brancos e Nulos Total
Votos 4 71 44 56 0 0 175
Percentual 2,29% 40,57% 25,14% 32,00% 0,00% 0,00% 100,00%

Participaram da conferência 175 delegados e estavam em debate cinco formas de provimento (escolha) das direções e equipes gestoras das unidades escolares. A Eleição direta contou com a simpatia da maioria dos delegados, com 40,57% dos votos, seguida da proposta de concurso público, com 32% de aceitação.

Plano de Carreiras teve a adesão de 25,14% dos delegados presentes ao encontro. A manutenção do modelo atual, ou seja, indicação feita pelo prefeito, a partir dos critérios exigidos em lei, teve 2,29% dos votos. Por fim, a lista tríplice (três pessoas indicadas pela comunidade escolar para em seguida ter indicação do prefeito) não teve nenhum voto.

Agora a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação, vão elaborar uma minuta de projeto de lei, com a proposta de regras e critérios do processo eleitoral, que será analisada em audiência pública, para em seguida ser enviada para a Câmara de Vereadores.

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Sem dúvida este foi um passo importante para ampliar a participação da população de Vinhedo na gestão das escolas. No entanto, essa participação não pode ser somente formal e nem restrita aos momentos de eleição. A participação da comunidade escolar tem de ser uma prática cotidiana, com efeito catalizador sobre o papel transformador da educação.

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