A Conferência Municipal de Educação de Vinhedo realizada no último sábado, 26 de agosto, teve como principal decisão a escolha das equipes gestoras (Direção, Vice-Direção, Coordenação Pedagógica e Gestão de Creches) que agora será feita de forma direta, pela comunidade escolar.
Nas fases anteriores, de pré-conferências e debates internos nas escolas municipais, os servidores públicos, professores, pais, mães e responsáveis elegeram delegados e delegadas que tinham a atribuição de encaminhar os resultados da consulta pública, que teve participação expressiva de 11.747 membros da comunidade escolar.
Resultado da Conferência Municipal sobre Gestão Democrática | |||||||
Livre indicação | Eleição direta | Plano de Carreira | Concurso | Lista Tríplice | Brancos e Nulos | Total | |
Votos | 4 | 71 | 44 | 56 | 0 | 0 | 175 |
Percentual | 2,29% | 40,57% | 25,14% | 32,00% | 0,00% | 0,00% | 100,00% |
Participaram da conferência 175 delegados e estavam em debate cinco formas de provimento (escolha) das direções e equipes gestoras das unidades escolares. A Eleição direta contou com a simpatia da maioria dos delegados, com 40,57% dos votos, seguida da proposta de concurso público, com 32% de aceitação.
Plano de Carreiras teve a adesão de 25,14% dos delegados presentes ao encontro. A manutenção do modelo atual, ou seja, indicação feita pelo prefeito, a partir dos critérios exigidos em lei, teve 2,29% dos votos. Por fim, a lista tríplice (três pessoas indicadas pela comunidade escolar para em seguida ter indicação do prefeito) não teve nenhum voto.
Agora a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação, vão elaborar uma minuta de projeto de lei, com a proposta de regras e critérios do processo eleitoral, que será analisada em audiência pública, para em seguida ser enviada para a Câmara de Vereadores.
Sem dúvida este foi um passo importante para ampliar a participação da população de Vinhedo na gestão das escolas. No entanto, essa participação não pode ser somente formal e nem restrita aos momentos de eleição. A participação da comunidade escolar tem de ser uma prática cotidiana, com efeito catalizador sobre o papel transformador da educação.
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