Número de famílias atendidas pelo Bolsa Família volta a crescer em Vinhedo

Durante vários meses, nos últimos anos, o Governo Federal repassou para Vinhedo, mensalmente, entre 150 e 160 mil reais para pagamento dos benefícios da Bolsa Família. Este número saltou surpreendentemente de R$ 158.235,00, em junho de 2016, para R$ 191.824,00, em Julho de 2016.

Importante notar que foi justamente durante o período eleitoral que ocorreu este aumento. Logo em seguida, em novembro de 2016, foi anunciada uma suspeita de fraudes com cancelamento de parcela desses benefícios, passando a ter menos de 1.000 famílias com este direito.

Recentemente, este número voltou a aumentar e, segundo os números divulgados na última semana pela Caixa Econômica Federal, Vinhedo pagará o benefício para 1.109 famílias carentes neste mês de abril.

Diversos órgãos governamentais e não governamentais já atestaram a importância dessa política pública, seja para amenizar a pobreza extrema, seja para ajudar a economia local e contribuir com a reinserção de segmentos sociais excluídos.

No entanto, as políticas de distribuição de renda também devem ser fiscalizadas e justificadas, sendo necessário esclarecer ao menos duas questões:

1 – O aumento repentino do valor usado antes e durante as eleições de 2016

2 – Considerando que recentemente houve diminuição do poder aquisitivo e da renda geral de parte das famílias vinhedenses – essa variável deve justificar o aumento recente na quantidade de benefícios – o que tem sido feito para gerar mais emprego e renda na cidade?

Em relação ao primeiro ponto, será necessária uma investigação e é papel da Câmara. Já o segundo ponto, exige respostas rápidas da Prefeitura que pouco tem feito neste sentido. Inclusive, neste momento, Vinhedo está sem o convênio com o Banco do Povo.

Anúncios

Muito obrigado por sua contribuição.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s