8,10% das crianças vinhedenses abaixo de 5 anos sofrem de desnutrição crônica

De outro lado, nos últimos dois anos, a qualidade da merenda escolar caiu significativamente.

O Observatório da Criança e do Adolescente, da Fundação Abrinq, publicou os dados relativos ao ano de 2016, que demonstram o aumento do número percentual de crianças desnutridas em Vinhedo, nos últimos três anos.

Em 2014 eram 5,30%, em 2015 subiu para 6,60% e agora chegou a 8,10% o percentual de crianças menores de 5 anos, na condição de desnutrição crônica. Vinhedo está, neste quesito, na contramão do Estado de São Paulo, da região Sudeste e do Brasil, cuja tendência foi de queda, especialmente no último biênio.

grafico

Não se deve fazer especulações precipitadas a respeito de dados estatísticos. No entanto, existe uma questão que não tem como ser ignorada: a merenda escolar. Pais, profissionais da educação e alunos reclamaram muito da queda da qualidade e quantidade do que é servido nas unidades municipais de ensino. Isso foi exaustivamente conferido pela Câmara Municipal.

Considerando a proporção de 8,10% apontada pela amostragem do instituto, tendo uma população estimada de 73.855 habitantes, e considerando que cerca de 4% está na faixa etária de até 5 anos (aproximadamente 2954), seria algo como 240 crianças.

É fundamental que se garanta uma alimentação saudável para as crianças nas escolas e creches municipais, na quantidade necessária para atender a todas. Também é necessário um acompanhamento específico das famílias que possuem crianças nestas condições.

Nos últimos dois anos, essa variável pode ter afetado a condição das crianças mais pobres, as que mais precisam dessa política pública. Vinhedo tem a obrigação de garantir uma alimentação escolar de excelência pelo tanto que gasta: cerca de R$ 11.000.000,00 (onze milhões de reais) por ano.

Fonte: https://observatoriocrianca.org.br/cenario-infancia

Anúncios

Muito obrigado por sua contribuição.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s