Discurso de posse 01/01/2017

Discurso proferido na Sessão de posse realizada no dia 1º de dezembro de 2017. Versão escrita e em vídeo.

Senhor prefeito e senhora vice-prefeita

Senhores vereadores e senhoras vereadoras

Público e autoridades presentes

Bom dia e feliz ano novo.

É com muita satisfação e orgulho que hoje tomo posse como vereador reeleito pelo povo de Vinhedo, sem comprar votos, intimidar ou utilizar de qualquer expediente de abuso de poder político ou econômico. Faço questão de ressaltar isso, justamente para não esquecer a razão de fazer parte dessa cerimônia.

Existe um sentido e um sentimento claro que me guiam nesta caminhada. Estou aqui representando um conjunto de princípios e ideias que foram construídos ao longo de uma jornada de lutas.

Já tendo cumprido um mandato, espero ter deixado suficientemente claro o que penso da política e quais são meus objetivos e compromissos. Esta é uma oportunidade de reafirmar. Atuo na política não para enriquecer. Tampouco para prejudicar pessoas.

Acredito na política como instrumento de transformação da realidade e de construção de soluções coletivas. O que me move é a perspectiva de construir uma sociedade mais justa e solidária.

Não tenho ilusões sobre o terreno que piso e sobre os interesses poderosos que não gostam de ser contrariados. Mas, com mais de 20 anos de militância, somados a primeira experiência parlamentar, tenho mais condições de resistência.

Teremos desafios enormes pela frente. Vivemos tempos difíceis, em todos os sentidos. Além das dificuldades econômicas, as instituições políticas estão desacreditadas. Existe um ambiente, muitas vezes estimulado por grupos organizados, de ódio, intolerância e individualização que precisa ser enfrentado.

Vinhedo não é uma ilha, sabemos. Sofre a influência da conjuntura política e econômica, nacional e internacional. No entanto, em decorrência de opções erráticas e equivocadas, teremos muitas dificuldades adicionais.

A cidade está endividada, e o governo eleito foi colocado em cheque pela maioria da população. Com a divisão que veio das urnas, para que se tenha condições mínimas de governabilidade, é necessário superar essas questões.

Por ser um grupo político que já esteve instalado durante 16 anos no poder local, a cobrança será mais rigorosa. O povo de Vinhedo espera respostas concretas e objetivas que tragam mais eficiência, transparência e probidade na Prefeitura.

Como de costume, não terei dificuldade em aprovar nenhuma medida que seja positiva para a população e, naturalmente, não solicitarei nenhuma contrapartida em troca.

Estarei vigilante, contribuindo com ideias e projetos e, quando necessário, denunciando eventuais problemas que prejudiquem os interesses da população. Com humildade, mas com a firmeza necessária, continuarei a honrar tudo o que me trouxe até aqui.

Vou continuar dedicando uma parcela importante de tempo e energia para a Câmara Municipal. Com mais acúmulo político, acadêmico e profissional, espero poder contribuir de maneira decisiva com o futuro da nossa cidade.

Vinhedo pode muito mais! Muito obrigado!

Um abraço e boa sorte a todos que tomam posse hoje.

Anúncios

Muito obrigado por sua contribuição.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s