Façamos nossa parte na luta contra a corrupção

A principal pauta quando se fala da situação do país é a corrupção. Não somente nos espaços tradicionais da política e na imprensa, mas nas ruas, na internet, nos salões de beleza, nos campos de futebol, em encontro de amigos e nos locais de trabalho.

Mas, afinal, o que cada um de nós tem feito para melhorar a situação? Não adianta apontarmos a corrupção de um partido e esconder a de outro. Também não terá resultado dizer que odeia política e não interferir, pois alguém fará no seu lugar.

Sejamos a favor ou contra o impeachment (impedimento), é fundamental não esquecermos que a questão é muito mais grave e complexa. O Brasil precisa de uma Reforma Política radical, de preferência conduzida por uma Constituinte convocada especialmente para este fim.

As investigações e punições precisam ser mais rápidas e não devem, de forma alguma, ser seletivas, poupando partido A ou B. A população pode e deve participar mais. Opinando, criticando, acompanhando aqueles que possuem mandatos, participando de reuniões, Conselhos, audiências públicas e sessões da Câmara.

Em um país continental como no nosso, supercomplexo, com 5.570 municípios, espera-se que consigamos atuar para cuidar da nossa própria casa. Nossa casa comum, Vinhedo, tem 82 km², cerca de 73.000 habitantes e um orçamento anual de aproximadamente 400 milhões de reais.

Em um ano de eleição, é fundamental entender como cada político está atuando. Ele está na política para defender o bem comum ou para enriquecer? O que ele fez na história da cidade? Ele foi acusado pelo Ministério Público? É réu em algum processo? Já foi condenado? Usa a religião e a fé para manipular? Compra votos?

Como vereador procuro atuar, conforme determina a Constituição Federal, fiscalizando e cobrando providências do Poder Executivo (Prefeitura), propondo medidas, elaborando projetos, estudando a cidade, intermediando soluções e ouvindo a população.

Durante este três anos e quatro meses, junto com outros vereadores, conseguimos economizar milhões de reais coibindo, por exemplo, o superfaturamento da merenda escolar, denunciando abusos e desperdícios, trazendo ao público e à luz graves problemas que ocorrem no município.

Apresentei projetos que obrigariam o poder público a dar publicidade à arrecadação com multas e a procedimentos do sistema de saúde. Fiz uma proposição para que as licitações públicas sejam transmitidas pela internet. Entre outros projetos, também apresentei o Programa de Metas (http://www.nossasaopaulo.org.br/programa-de-metas) para que, aquilo que um candidato prometa na campanha, tenha lógica e publicidade em relação às metas de governo. Infelizmente, não tiveram a maioria dos votos na Câmara.

Antes mesmo de ser vereador procurei sempre atuar para mudar a política, ajudando a estimular as pessoas a participarem da vida pública e não as afastando, como querem os corruptos. Das diversas lutas e projetos que fiz parte, um é mais diretamente ligada a luta contra a corrupção.

O projeto Ficha Limpa Vinhedo (https://fichalimpavinhedo.wordpress.com/), foi a primeira lei de iniciativa popular aprovado na história de nossa cidade. Envolveu 38 organizações da sociedade civil de Vinhedo e contou com a assinatura de apoio formal de 7% da população. Um dos maiores juristas do país, coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Dr. Marlon Reis, fez um vídeo na época.

Cada um de nós, de acordo com a possibilidade e disponibilidade, das mais diversas formas, pode contribuir para que tenhamos uma cidade mais justa, transparente, ética e democrática. Em um ano de eleição municipal é fundamental refletirmos, para que ninguém seja massa de manobra, atuando com serenidade e bom senso, na defesa de Vinhedo.

Anúncios

Muito obrigado por sua contribuição.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s