Aumento de 14% na tarifa de água é abusivo.

Pelo segundo ano consecutivo SANEBAVI e Prefeitura impõem aumento acima da inflação acumulada no período. Em 2013 aumento chegou a 48% em algumas faixas.

Contrariando o bom senso e ignorando a crise econômica que passa o país o Governo de Vinhedo decidiu na última quinta-feira, dia 11, aumentar o valor da tarifa de água e esgoto, que irá vigorar no mês de março, em 14,25%.

Ao que tudo indica a Prefeitura quer que a população ajude a pagar o rombo nos caixas, fruto da falta de planejamento. A cidade está devendo fornecedores, tem muitos milhões em dívidas trabalhistas com servidores (multas, FGTS, INSS) e a SANEBAVI decidiu equilibrar o orçamento com um aumento abusivo, acima da inflação.

A Prefeitura gasta milhões com shows e iluminação de Natal e depois quer que a população pague a conta. O aumento é necessário para manter a autarquia SANEBAVI, mas o que está sendo proposto é um abuso. Este ano querem aumentar para 14,25% sendo que a inflação foi de aproximadamente 10%.

Isso tem sido uma constante na cidade. No ano passado, com índice inflacionário de 8,1% o aumento foi de 10,72%. O pior, foi o ocorrido em 2013, constatado pelo Ministério Público. Algumas faixas de consumo tiveram aumento de até 48%. Veja artigo escrito na época https://rodrigopaixao.net/2014/01/15/agua-em-vinhedo-use-menos-e-pague-mais-16/

Como problema adicional, o governo ajuda a aumentar a inflação, atacando o poder de compra da população. Se poderia afirmar que isto ajuda a cidade a economizar água para o futuro, desestimulando o consumo. Mas Vinhedo precisa de outras medidas. Para saber mais clicar aqui.

Você também pode conhecer o relatório que fundamenta o aumento, feito pela ARES-PCJ, com base nos números fornecidos pelo Governo de Vinhedo, clicando aqui.

Outras fontes: Jornais Gazeta da Capela, Tribuna de Vinhedo e Jornal de Vinhedo

Anúncios

Muito obrigado por sua contribuição.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s