Vinhedo: Rodrigo Paixão apresenta resultado dos trabalhos da CPI da Saúde

CPI da Saúde traz bons resultados e encaminha irregularidades e propostas para 18 órgãos públicos.  Reabertura da Santa Casa é a primeira conquista.

Para ler o relatório completo clicar aqui

Após a ruptura do contrato da Prefeitura com a Santa Casa de Vinhedo, os vereadores Rodrigo Paixão e Valdir Barreto, tomaram a iniciativa de propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as causas deste rompimento e as consequências para a população.

Além de Rodrigo Paixão e Valdir Barreto também fizeram parte da CPI os vereadores Edu Gelmi, Junior Choca e Marta Leão. Cerca de 15.000 páginas de documentos foram estudadas. A população ajudou pressionando com um abaixo-assinado que coincidentemente também teve 15.000 assinaturas.

Durante os oito meses de trabalho da Comissão, diversas denúncias de desassistências, aumento no tempo da fila de espera para exames, mau uso do dinheiro público com a compra de equipamento que não foi usado, foram apuradas e documentadas.

Além da aprovação do relatório conclusivo, elaborado pela CPI, por unanimidade na Câmara Municipal, algumas propostas feita pela Comissão já foram acatadas pelo Governo, como, por exemplo, a intervenção na Santa Casa e a abertura do Pronto Atendimento (PA) 24horas.

Rompimento com Santa Casa foi irregular

A ruptura do contrato foi uma medida irregular por parte da Prefeitura. Além de não ter planejado, o Poder Executivo não consultou nem mesmo a Câmara e o Conselho Municipal de Saúde. A Lei Orgânica de Vinhedo também proíbe a privatização da saúde pública da maneira que foi feita.


Consequências

                A ruptura do convênio com a Santa Casa, feita sem nenhum planejamento trouxe diversas consequências para a população. Destacam-se:

a) Aumento de óbitos mensais no sistema hospitalar nos meses seguintes ao rompimento

Morreram muito mais pessoas do que era normal, aumentando após a ruptura de uma média mensal de 22 para 32

b) Rede ficou em turbulência e com dificuldades para atender à demanda

A rede pública de saúde teve muita dificuldade para atender a demanda. Foram muitas as denúncias de desassistências ocorridas a partir de maio de 2013.

c) A explosão dos custos da Saúde em Vinhedo

A saúde pública em Vinhedo ficou muito mais cara. O aumento desnecessário dos custos está obrigando a cidade a fazer cortes em diversas áreas sociais.

d) População migrou da Atenção Básica para a Urgência e Emergência

A população migrou da Atenção Básica, para a Urgência e Emergência (UPA/PA da Capela) sobrecarregando o sistema que ficou mais lento.

e) Desemprego em massa e aumento do passivo trabalhista da Santa Casa

Foi ocasionada a demissão de mais de 250 trabalhadores no último ano. Isso gerou um problema social adicional e elevou a dívida trabalhista do Hospital;

Algumas das denúncias apuradas:

Mamógrafo nunca foi usado

A CPI da Saúde confirmou que um mamógrafo adquirido pelo município em 2008 nunca foi usado. Agora ele está quebrado e não tem mais garantia, demonstrando a irresponsabilidade com o dinheiro público.

Problemas encontrados nas unidades de Pronto Atendimento
Foram encontrados diversos problemas na UPA e no PA da Capela, tais como falta de médicos e profissionais de enfermagem, problemas na estrutura, falta de ultrassom e falta de condições adequadas de trabalho para os profissionais.

Exigências para tirar cartão SUS são abusivas

A CPI registrou para o prefeito municipal que está incorreto o procedimento para o cidadão vinhedense adquirir o cartão SUS. Além de lento é inadequado já que unifica um cartão local com o cartão SUS que é nacional.

Indícios de cobrança indevida de procedimentos do SUS

Foram encontrados fortes indícios de cobrança indevida de procedimentos do SUS realizados no hospital Galileo, como pagamento de ultrassom “por fora”.

Sumiço de documentos e informações públicas

Levantado sumiço de documentos e informações de interesse público. 11 computadores com informações sobre as finanças do hospital foram furtados.

Para ler o relatório completo clicar aqui

Anúncios

  4 comments for “Vinhedo: Rodrigo Paixão apresenta resultado dos trabalhos da CPI da Saúde

  1. wanderley dias
    19 de março de 2015 às 09:21

    Parabéns a CPI, em especial ao Rodrigo Paixão e Mandato Valdir Barreto. Indignação é total ao descaso com a Saúde.

    Curtir

Muito obrigado por sua contribuição.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s