Água em Vinhedo: use menos e pague mais!

Imagem

Nas regiões mais carentes, o aumento das contas chegou a 48%. Quem gasta muita água sofreu um aumento dentro da inflação, ou seja, 6,5%. Isso incentiva gastar mais, sacrificando e penalizando famílias carentes.

O aumento da tarifa de água realizado no ano passado pela Prefeitura de Vinhedo, através da SANEBAVI, foi abusivo. Essa não é uma constatação dos vereadores da oposição, mas sim um estudo encomendado pelo Ministério Público (para ler a íntegra do parecer do MP clicar aqui).

Parecer do Setor Técnico e Científico do Ministério Público é claro: as residências que consomem de 12 a 16m³ “foram as mais prejudicadas”. A tarifa de água para quem gasta dentro desta aumentou até 31,8%. Ocorre que também subiu a taxa de esgoto.

Na região da Capela, considerando o aumento na tarifa de tratamento de esgoto, famílias que usam pouca água pagaram com o aumento de 2013, de uma só vez, 48% a mais na conta!!! Quem utiliza 51 m³ teve um aumento de 10%. A faixa de consumidores que gastam acima de 76 m³ de água subiu 6,5%.

Para agravar essa situação, a Prefeitura acaba de pedir a autorização para a agência regional (não fez isso ano passado) e promete novo reajuste. Temos uma das tarifas de água mais caras do Estado de São Paulo e isso vai se agravar.

Os problemas não param por aí. Durante os meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014 foram muitas as reclamações de contas que subiram, apesar do racionamento que força uma economia. Ou seja, existe a possibilidade de o ar dos encanamentos fazer os relógios girarem, já que existe uma interrupção constante do fornecimento.

O sistema de abastecimento de água de nossa cidade é um tema estratégico. Pouco se investiu na ampliação da captação e reserva de água. A cidade foi crescendo sem que houvesse um planejamento adequado.

A população precisa ter conhecimento do fatos que envolvem o fornecimento de água, já que a situação é grave e atinge a todos.

Anúncios

Muito obrigado por sua contribuição.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s