Vinhedo ficou dividida na eleição: 47,19% dos eleitores votaram no atual prefeito.

Absoluto Percentual
Eleitores 51511 100,00
Abstenções 8576 16,65
Nulos 4939 9,59
Brancos 3002 5,83
Marcos Ferraz 6740 13,08
Xinha 3945 7,66
Milton Serafim 24309 47,19
Não Serafim 27202 52,81

Passado pouco mais de uma semana do dia 07 de outubro já é possível fazer os primeiros balanços da eleição em nossa cidade. É evidente que os números, embora muitas vezes falem por si, podem ser manipulados de uma forma que justifique uma interpretação da realidade.

Antes de falar sobre as estatísticas, algumas perguntas: A eleição em Vinhedo ocorreu como em outras cidades? Fizemos um debate sobre o futuro do município? Ocorreu uma disputa real? As pessoas estavam todas satisfeitas? Todos puderam expressar sua opinião como desejavam?

A resposta para muitas dessas perguntas, em minha opinião, devem orientar nossa ação política nos próximos anos. Afinal, mais cedo ou mais tarde, teremos que encarar a realidade, como ela é. Criar espaços de debate, estimular a participação popular e ampliar a transparência no trato das coisas públicas são medidas mais do que necessárias.

Uma questão muito importante de ser observada foi o fato que mais da metade do eleitorado não votou no atual Prefeito. Embora os números apresentados em uma poderosa estratégia de marketing poderiam levar a crer que tudo está tranqüilo e que a cidade está satisfeita, uma análise séria e honesta dos números relativiza isto.

Ao se analisar uma eleição não se pode ignorar, de forma alguma, aqueles que resolveram não votar ou votar nulo ou branco. Quem estava nas ruas da cidade, fazendo campanha e conversando com a população sabe que esta foi uma forma encontrada por muitos vinhedenses para protestar contra a atual situação política da cidade: ou não compareceram nas urnas, ou votaram em branco, ou votaram nulo ou votaram em outros candidatos.

Mesmo se avaliarmos que uma parte não votou por falta de estímulo, 52,81% do eleitorado não ter votado o número 14 é algo muito significativo e revelador. Não estou aqui contestando ou colocando em cheque o resultado eleitoral que foi muito claro: 70% dos votos válidos foram para Milton Serafim. Este artigo pretende tão somente alertar para o fato de que o resultado da eleição é um pouco mais complexo do que se apresenta a primeira vista.

Precisamos analisar com inteligência e tirar as lições que o processo eleitoral nos ensina.

Anúncios

  1 comment for “Vinhedo ficou dividida na eleição: 47,19% dos eleitores votaram no atual prefeito.

Muito obrigado por sua contribuição.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s