PSOL Vinhedo divulga nota sobre Eleições 2012.

NOTA DO PSOL – VINHEDO: A FRENTE POLÍTICA QUE QUEREMOS

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) – Vinhedo vem a público informar que está em processo de debate interno sobre o caminho a ser adotado em relação às Eleições de 2012.

Acreditamos que os nomes para liderar um projeto que seja uma verdadeira alternativa, precisam nascer nas lutas da cidade e a partir da construção de um programa que dialogue com a vocação de Vinhedo e com os anseios da maioria da população.

É necessário combater a velha política do “rouba, mas faz”, implantando uma nova forma de governar, onde os interesses públicos estejam acima dos interesses de grupos privados que ocupam o executivo municipal como se a Prefeitura fosse um balcão para seus negócios.

A falta de ética e seriedade na condução das políticas públicas, os diversos escândalos de corrupção e os recentes episódios de aumento de salários dos próprios políticos e de mais cargos no governo, vem corroendo de forma significativa a imagem de nossa cidade.

Para disputar uma eleição em aliança com outros partidos, colocamos como condição inegociável estar em uma coligação composta exclusivamente por pessoas “FICHA LIMPA”. A mesma observação deverá ser seguida para a composição do futuro governo.

O PSOL continua acreditando nos mesmos ideais que nos orientaram nos últimos anos, não somente nas eleições, onde estivemos na oposição aos últimos governos, mas também nas lutas da cidade. Reafirmamos que é preciso construir uma Nova Consciência para Vinhedo: ética, política e ambiental.

Queremos despertar nas pessoas o sentimento de participação política, renovando a paixão por nossa cidade, para que seu grande potencial de desenvolvimento econômico e humano não seja ignorado devido às disputas odiosas estimuladas por pessoas que detém o poder no município.

Uma aliança que queira mudar a realidade política da cidade precisa combater o autoritarismo e o coronelismo que reinam em Vinhedo. Queremos construir métodos democráticos que dialoguem com as diferenças e não aceite a perseguição de opositores e a criminalização dos movimentos sociais.

Entre os pontos que consideramos fundamentais para estabelecer um diálogo com as demais forças políticas da oposição, destacamos:

  • Realizar uma Auditoria Pública da Administração Municipal, sob controle dos Conselhos Municipais e acompanhamento do Ministério Público;
  • Criar o Bilhete Único, baratear o valor das passagens, ampliar os horários dos ônibus e levar o transporte público em todos as partes que a população necessite;
  • Democratizar a gestão pública e ampliar a participação popular, dando poder real para os Conselhos Municipais.
  • Suspender a abertura de novos loteamentos até a verificação da capacidade hídrica, da mobilidade urbana e do atendimento dos serviços públicos como educação e saúde;
  • Colocar sob acesso público os processos das licitações, a verificação dos custos com o preço de mercado e o acompanhamento das obras;
  • Definir o orçamento municipal em conjunto com uma Assembléia de Conselheiros Setoriais e de Delegados de Bairro;
  • Nomear servidores de carreira para os cargos de chefia através de um processo de avaliação aberto;
  • Implantar o Conselho Municipal de Educação e a gestão democrática nas escolas públicas municipais, com a escolha de Diretorias através de voto direto da comunidade escolar. Implementar o Sistema Municipal de Educação;
  • Planejar e executar a construção do Hospital Público Municipal e a revisão da rede de serviços de saúde;
  • Implementação imediata da correção de defasagem salarial e um Plano de Competências, Salários e Capacitação Profissional construído junto com os servidores;
  • Adotar uma nova política urbana que não submeta o meio ambiente e os recursos naturais aos interesses da especulação imobiliária, com objetivo de deixarmos para as futuras gerações uma cidade moderna, justa, ética, democrática e sustentável.

Vinhedo, aos quatorze dias do mês de dezembro de dois mil e onze.

Executiva Municipal do PSOL

Anúncios

Muito obrigado por sua contribuição.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s