Política não é só para “gente grande”

Afastar as pessoas dos debates sobre política e construir uma imagem ruim a seu respeito é tudo que aqueles que querem manter as coisas como estão desejam.

Uma sociedade que queira garantir um futuro seguro para suas crianças deve fazer da política uma ferramenta a serviço da transformação social.

Essa tarefa não deve ertar restrita somente aos adultos. As crianças podem e devem participar desse processo, na escola, na família e nos espaços de convivência.

Criar um ambiente que permita a integração das crianças nos debates sobre sua cidadania é dever de todos nós. Temos bons exemplos de iniciativas neste sentido.

Em Vinhedo, a 8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, ocorrida no último dia 07 de outubro, produziu resultados magníficos.

Crianças e jovens, a partir do seu olhar, mapearam os problemas da cidade, as áreas de risco e de proteção. Um “mapa falante” mostra claramente onde estão, por exemplo, os pontos de venda e consumo de drogas na cidade.

Também vale a pena conferir o site “Portalzinho”, ligado a Controladoria Geral da União que mostra, de forma didática, para as crianças, os gastos e ações do Governo Federal. No mesmo sentido, só que para a Câmara Federal, foi criado o “Plenarinho”.

Essas experiências, entre as muitas que poderiam ser citadas, demonstram que com oportunidades, é totalmente possível integrar as crianças no debate sobre seu futuro. A política é uma arte para todos, inclusive para as crianças, e não só para “gente grande”.

Artigo Originalmente Publicado na Revista Espaço Infantil – mês de novembro.

Anúncios

  2 comments for “Política não é só para “gente grande”

  1. 29 de novembro de 2011 às 13:48

    Gostei da matéria primo !
    Abraço

    Curtir

  2. Sterzek
    30 de novembro de 2011 às 18:50

    Rodrigo, os pequenos se tornaram grandes!

    Curtir

Muito obrigado por sua contribuição.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s