Como é formada a opinião em Vinhedo?

Demorei um bom tempo para compreender como se forma a opinião pública, em relação à política, em nossa cidade. Na verdade ainda não sei tudo a respeito, mas ao menos acredito ter as pistas de como se dá esse processo.

Mesmo sendo uma das cidades mais ricas do país, próxima de grandes centros urbanos e de universidades, ainda temos um município de perfil provinciano. Uma intrincada e complexa rede orienta o fluxo das informações, que vai formando a opinião na cidade. As principais teias que formam essa rede são:

Os jornais

A imprensa escrita, segundo as estimativas mais otimistas, é acompanhada por algo como 15% dos eleitores. Uma parcela dessas pessoas, entretanto, não está interessada nas pautas políticas. Estamos falando de uma vanguarda que certamente não atinge 10% dos vinhedenses.

O “exército de fofoqueiros”

Estou convencido que uma das formas mais poderosas de se formar uma opinião em Vinhedo, ainda é o “boca-a-boca” feito de forma coordenada. Infelizmente, algumas forças políticas da cidade fazem isso criando intrigas e propagando mentiras e boatos para macular a imagem de adversários.

As igrejas

As mais diversas igrejas costumam também intervir na disputa política da cidade. Não é incomum líderes religiosos apoiarem abertamente candidatos a vereador e a Prefeito. Em Vinhedo, algumas religiões costumam cumprir um papel importante na formação da opinião.

Os partidos e entidades

Os partidos, associações de moradores, clubes de serviço, sindicatos, grupos, partidos e organizações não governamentais costumam reunir muitas pessoas, que se mobilizam para debater os mais diversos temas relacionados direta ou indiretamente a política municipal.

O futebol e os esportes em geral

Está claro que os esportes de uma maneira geral, e o futebol em particular, costumam reunir centenas de vinhedenses. Por estarem nos mesmos espaços, a temática política costuma surgir entre os esportistas. Mais do que isso, lideranças e partidos costumam acompanhar de perto as competições.

Os bares, salões e festas

Os pontos de encontro dos mais diversos grupos, onde as pessoas conversam e trocam impressões, são formas privilegiadas de propagar informações e de formar opiniões. Neste sentido, os bares, salões de beleza, festas, eventos são importantes “caixas de ressonância” dos debates que acontecem na cidade.

A Rádio da Capela

Como não temos uma rede de televisão, o único meio de comunicação de massa que atinge diariamente as casas dos vinhedenses é a Rádio da Capela. Não se deve subestimar a força deste veículo de comunicação. Por se tratar de uma Rádio Comunitária deve estar sempre sob o olhar atento da cidade.

As redes sociais da internet

Pelo menos desde a eleição de 2008, as redes sociais têm cumprido papel destacado na disputa de idéias. A comunidade de Vinhedo no Orkut tem mais de 8.000 membros. O Facebook já foi até manchete de jornais por freqüentemente ser um ponto de apoio para denúncias ou mesmo para debates e divulgação de informações.

*** Artigo publicado nos Jornais Tribuna de Vinhedo e Folha Noticiais, nos dias 08 e 09 de abril, respectivamente.

Anúncios

  2 comments for “Como é formada a opinião em Vinhedo?

  1. Isabel
    12 de abril de 2011 às 21:26

    Excelente, realmente o panorama político de Vinhedo é este que vc descreve. Mas não podemos simplesmente concordar, precisamos nos mobilizar para mudá-lo e acredito que só conseguiremos isso com união, coerência e bom senso.

    Curtir

    • Rodrigo Paixão
      23 de maio de 2011 às 14:19

      Oi Isabel! Eu acho que temos condições de mudar as coisas. É justamente essa convicção que ajuda a dar forças para continuar na luta. A cada dia vejo que aumenta o número de pessoas com essa vontade.
      Abraço!

      Curtir

Muito obrigado por sua contribuição.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s