Ivan Valente propõe audiência pública sobre morte do ex-presidente João Goulart

 

O deputado Ivan Valente (PSOL/SP) propôs a realização de audiência pública para esclarecer fatos relativos à morte do ex-presidente João Goulart. O requerimento (nº 2/08), conjunto com o deputado Luiz Couto, foi aprovado na tarde desta terça-feira, dia 18 de março, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

No mês de janeiro, entrevista publicada no jornal Folha de São Paulo com o ex-agente do serviço de inteligência do governo uruguaio, Mario Barreiro, afirmava que a morte de João Goulart, em 6 de dezembro de 1976, na Argentina, teria sido encomendada pelo governo brasileiro. Segundo Barreiro, a operação que resultou na morte do ex-presidente foi chamada de “Escorpião” e ordenada pelo então presidente Ernesto Geisel. Barreiro disse ainda que Sérgio Paranhos Fleury, delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), na época, era o elo de ligação entre a inteligência uruguaia e o governo brasileiro.

Depois da reportagem, a família de João Goulart solicitou à Procuradoria Geral da República investigação sobre a morte do ex-presidente. O Ministério da Justiça requereu à Polícia Federal que tomasse depoimento de Mario Barreiro, com o intuito de instaurar inquérito. Para o deputado Ivan Valente, estranhamente essas denúncias só chegaram à imprensa brasileira recentemente, apesar do ex-agente uruguaio afirmá-las há oito anos.

Além da participação de Mario Barreiro na audiência pública, o deputado solicita a presença de João Vicente Goulart, filho do ex-presidente e fundador do Instituto Presidente Goulart, de Adroaldo Loureio, deputado estadual do Rio Grande do Sul e relator de subcomissão da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, criada especialmente para colaborar com o Ministério Público Federal, e de representante do Ministério da Justiça.

Anúncios

Muito obrigado por sua contribuição.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s