Angola e África do Sul festejam 20 anos da batalha de Cuito

23 DE MARÇO DE 2008 – 15h29

O presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), Jacob Zuma, garantiu em Luanda, capital de Angola, que a vitória de Cuito Cuanavale permitiu democratizar a África do Sul. Zuma lidera uma delegação do partido no governo desde o fim do regime do apartheid, que participou neste domingo (22) na cerimônia pelo 20º aniversário daquela épica batalha no território angolano. Na batalha de 1988, forças cubanas e angolanas conseguiram um êxito estratégico ao rechaçarem os invasores sul-africanos.

Segundo Zuma, o sucesso das tropas angolanas, cubanas e namíbias obrigou ao regime do apartheid a negociar mais tarde a independência sul-africana com o ANC. Depois de uma visita à sede central do dirigente Movimento para a Libertação de Angola (MPLA), Zuma comentou que a derrota do Exército de Pretoria em Cuito Cuanavale reduziu sua arrogância hegemônica.

“Foi o golpe decisivo”, acrescentou, para o princípio do fim do regime racista do apartheid. De acordo com o líder político, os militares angolanos representaram naquela batalha o seu próprio povo e também a todos os da África Austral.

A cerimônia central pelos 20 anos do triunfo em Cuito Cuanavale ocorreu na localidade do mesmo nome, 825 quilômetros ao sudeste de Luanda, com 65 mil habitantes. O presidente da Assembléia Nacional de Angola, Roberto de Almeida, presidiu a solenidade.

A vitória de Cuito Cuanavale foi celebrada pela primeira vez em Angola, com participação de representantes de Cuba, Rússia, Namíbia e África do Sul. A comemoração tardou devido às condições de guerra civil que o país ainda vivia até o início da década, como desdobramento do mesmo conflito que compreendeu a invasão dos racistas sul-africanos. A província de Cuando Cubango, onde fica Cuito, era um reduto da Unita, organização aliada do regime do apartheid.

Da redação, com agências

Anúncios

Muito obrigado por sua contribuição.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s