Presidente do Equador ataca OEA e defende criar organização

Publicado na Folha Online – 08/03/200820h32
da Efe, em Quito

O presidente do Equador, Rafael Correa, apoiou neste sábado a possibilidade da criação da Organização de Estados Latino-Americanos, com base no atual Grupo do Rio.

Correa disse que a Organização dos Estados Americanos (OEA) “tem o grande desafio de mostrar que serve para algo. Há muitas críticas à OEA”.

Em seu programa semanal de rádio, emitido de Quito, um dia depois do fim da crise diplomática com a Colômbia alcançado na cúpula do Grupo do Rio, realizada na República Dominicana, Correa lembrou que nessa reunião foi falada da possibilidade de que esse grupo se transforme na Organização de Estados Latino-Americanos.

Afirmou que o povo está feliz devido à solução para a crise alcançada na cúpula do Grupo do Rio.

Ainda está em processo a intervenção da OEA no tema, com o envio de uma comissão à zona onde, no último sábado (1º), houve uma incursão militar colombiana em território equatoriano contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Correa se reunirá amanhã com a comissão, que visitará na segunda-feira a zona onde ocorreu a incursão colombiana, chamada de bombardeio pelo Equador.

Segundo ele, um dos problemas para que a OEA avance mais rápido são os Estados Unidos, “que queriam bloquear qualquer tentativa de resolver o problema a favor do Equador”.

Além disso, disse que, embora tenha sido solucionado o problema diplomático, será difícil restaurar a confiança com o governo do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe.

Reiterou que a responsabilidade de cuidar da fronteira é da Colômbia, e disse que, como presidente, e pela irmandade dos povos, apertou a mão de Uribe, mas, como ser humano, “morrerei indignado contra os que agrediram a minha pátria”.

Anúncios

Muito obrigado por sua contribuição.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s