Texto publicado nos jornais: Tribuna de Vinhedo (14/02/2008), Jornal de Vinhedo e Folha de Vinhedo (15/02/2008).


No último sábado, 09 de fevereiro, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Vinhedo organizou, na cidade, um Encontro para debater a participação do partido nas eleições municipais deste ano.
Na pauta estavam as diretrizes do programa que o partido apresentará, a tática eleitoral, a política de alianças e os cenários da região.
Estiveram presentes 42 dirigentes, representando as cidades de Vinhedo, Valinhos, Louveira, Jundiaí, Várzea Paulista, Campinas, Cosmópolis, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Praia Grande.
Entre as lideranças presentes estavam Plínio de Arruda Sampaio, os vereadores Cláudio Miranda, de Jundiaí, Marcela Moreira, de Campinas e o Professor Luciano que também é presidente da Câmara Municipal de Várzea Paulista.
Os presentes levantaram os principais pontos que nortearão o debate programático nos municípios, considerando a realidade local e os objetivos gerais do PSOL.
O Partido fará um amplo debate com a sociedade e apresentará um programa de governo que considere a participação popular, a inversão de prioridades em benefício da maioria do povo, a universalização dos direitos sociais, a questão ambiental e o planejamento urbano, entre outros.
Para o PSOL, a ética não é um tema secundário e deve ser, juntamente com um programa de governo construído com as forças progressistas das cidades onde disputará as eleições, elemento central do debate.
A maioria dos municípios da região deverá apresentar candidaturas próprias. No caso de Vinhedo, o Partido decidiu apresentar uma alternativa para a cidade neste processo eleitoral.
O nome apontado para cumprir esta tarefa na cidade é o do sociólogo e suplente de vereador, Rodrigo Paixão.